A cidade é nossa. E os dados?

27-09-2017

O uso intensivo de dados na gestão do espaço das cidades vem crescendo, tendo como base os discursos de “cidades inteligentes”. Se as cidades vão incorporando cada vez mais o uso de tecnologias e o processamento de uma gigantesca quantidade de informações dos cidadãos, é essencial garantir a proteção desses dados e a privacidade das pessoas. O pacote de privatizações do prefeito João Doria, em São Paulo, acendeu um alerta: entre os vários patrimônios públicos que o prefeito-empresário transfere à iniciativa privada, estão os dados dos usuários de transporte público. Imagine: todos os nossos trajetos, dados sobre renda, loc...