Internet das Coisas impõe desafios de segurança, privacidade e conectividade

08-10-2017

No fim de agosto, 465 mil americanos foram notificados de que precisariam atualizar seus marca-passos sob o risco de terem o coração invadido por estranhos. Os aparelhos faziam parte de uma leva que vem conectada à internet. A ideia original é que o marca-passo envie dados por Wi-Fi para clínicas ou médicos que monitoram os pacientes. Os sistemas, no entanto, tinham brechas e precisavam ser atualizados. Poderiam ser acessados por indivíduos com habilidades computacionais elevadas, capazes de alterar o funcionamento dos dispositivos, gerando risco de vida aos usuários. A US Food and Drug Administration, agência de fiscalização e regulamentaç...