Dados pessoais: setores divergem sobre dado anônimo e legítimo interesse

22-04-2018

Há alguns dias, uma frase de Mark Zuckerberg em seu depoimento ao Congresso americano vem martelando a minha cabeça. A certa altura, quando confrontado com os hábitos de rastreamento e coleta de dados de navegação para a oferta de propaganda, o CEO do Facebook disse não considerá-los dados pessoais. Por várias vezes, com raras exceções como esta, Zuckerberg evitou informar claramente aos congressistas o que o Facebook considera ou não dado pessoal dentre os muitos que coleta diariamente de seus usuários. Dias depois, durante a audiência pública realizada no Congresso brasileiro para subsidiar o parecer do senador Ricardo Ferraço Ferraço...