Dadocracia – Episódio 06 – Um guia para o uso responsável de dados contra o coronavírus

20-04-2020

Em Pernambuco, a prefeitura de Recife estabeleceu parceria com a empresa In Loco para criar mapas de calor a partir de dados de geolocalização e monitorar o isolamento social da população. Em São Paulo, o governo estadual estabeleceu um Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI) a partir de informações de empresas de telefonia com o mesmo objetivo. Na esfera federal, o governo do presidente Jair Bolsonaro anunciou medida semelhante – e depois voltou atrás após pressão liderada por seus filhos e apoiadores que viam na medida vigilância estatal excessiva. Assim como no restante do mundo, o Brasil começa a utilizar dados pessoais...