Dadocracia – Episódio 11 – A hora e a vez da renda básica

25-05-2020

No dia 18 de maio, o governo federal começou a pagar a segunda de três parcelas do auxílio emergencial para trabalhadores informais e beneficiários do Bolsa Família. O auxílio de R$ 600, R$ 1.200 no caso de mães chefes de família, tem por objetivo amenizar o impacto econômico da crise causada pela pandemia do Covid-19. Por trás do auxílio emergencial, no entanto, há uma discussão bem mais antiga – e bem mais ampla. A renda básica universal. “Nos últimos anos já havia um movimento de trazer a proposta da renda básica como solução de mudanças disruptivas no mundo do trabalho, como a automação e a precarização”, explica Leand...