Dadocracia – Episódio 12 – Posições do TJSP e Holanda mostram o desafio de anonimizar dados pessoais fornecidos por teles

01-06-2020

Assim como Europa e Brasil encararam de formas distintas o combate a pandemia da Covid-19, também discordam nas melhores práticas em relação ao uso de dados pessoais para fazer isso. Em maio, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) decidiu que o uso de dados de telecomunicações pelo Sistema de Monitoramento Inteligente  (SIMI) do estado não traz riscos aos titulares já que as informações são anonimizadas. No mesmo mês, a autoridade de proteção de dados Holandesa afirmou que é impossível que dados de telecomunicações sejam 100% anônimos e, portanto, trabalhar com eles necessita de cuidados especiais. “Esse entendimento do TJSP ...