Dadocracia – Episódio 16 – Bateu um calor aí?

29-06-2020

No Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, há uma novidade em frente ao portão de embarque do Terminal 2. É uma câmera térmica utilizada para identificar passageiros com febre, potenciais infectados pelo novo coronavírus. Mas, enquanto na Europa países como França e Bélgica já discutem como e quando dispositivos do tipo podem ser utilizados, no Brasil essa preocupação ainda passa longe. Além de preocupações com a sensibilidade dos dados captados pelas câmeras – e sobre como eles podem ser usados -, a própria eficácia delas é questionada. “Essas tecnologias podem ser muito falhas, têm uma margem de erro que chega...