O Diversionismo Sedutor de “Resolver” os Vieses na Inteligência Artificial

15-09-2020

As tentativas de “consertar” a I.A. nos distraem das questões mais urgentes sobre a tecnologia. Texto original de Julia Powles e Helen Nissenbaum¹. Traduzido por Pedro Martins².   A ascensão da Apple, Amazon, Alphabet, Microsoft e Facebook como as empresas mais valiosas do mundo veio acompanhada de duas narrativas conectadas sobre a tecnologia. Uma é sobre a inteligência artificial – a promessa dourada e principal produto de venda dessas empresas. A I.A. é apresentada como uma potente, pervasiva e imparável força para resolver os nossos maiores problemas, embora se trate, essencialmente, de uma tecnologia voltada a encontrar pad...