Dadocracia – Episódio 44 – Injustiças Algorítmicas

24-02-2021

Neste episódio, convidamos a cientista da computação Nina da Hora para discutir injustiças algorítmicas e como máquinas e a inteligência artificial podem reproduzir preconceitos e perpetuar problemas da sociedade. Entre os casos citados no episódio, estão a distorção causada por um algoritmo que calculava a chance de reincidência de presos nos Estados Unidos, como revelado pela ProPublica; câmeras da Nikon que perguntavam se asiáticos estavam piscando; e um algoritmo para calcular a gravidade de problemas no fígado que errava na análise quando os pacientes eram negros. Aqui está a Linha do Tempo do Racismo Al...