Dadocracia – Episódio 52 – Vigilância estatal por meio de dados

21-04-2021

Eficiência pública. Redução de fraudes. Economia. Praticidade. Desde meados do século XX diversos governos ao redor do mundo usam argumentos como esses para defender um acesso irrestrito aos dados de toda população. Da ideia abandonada do National Data Bank dos Estados Unidos ao gigantesco Aadhar, implementado em 2009, na Índia, bancos de informação centralizados são uma espécie de panaceia para todos os problemas da administração estatal. Os riscos desse modelo, no entanto, não costumam receber tanta atenção. No episódio especial do podcast Dadocracia, Reetika Khera, Estela Aranha, Luciana Reis, Marcelo Vianna, Bia Barbosa e Rafa...