#DataRecomenda 3: Documentário Coded Bias e as consequências da gestão algorítmica

06-05-2022

Algoritmos podem ser preconceituosos? Podem praticar racismo ou misoginia? Apesar de ainda existir uma retórica segundo a qual máquinas não realizam juízos de valor, o documentário Coded Bias, lançado em janeiro de 2020 pela Netflix apresenta um contraponto a essa ideia. O Data Recomenda de hoje pergunta: Como determinados padrões matemáticos e sistemas automatizados podem ser capazes de realizar atos tão humanos? O documentário abre com a cientista da computação e pesquisadora do MIT, Joy Buolamwini, que desenvolveu um projeto de “espelho inpirador”. Trata-se de um espelho capaz de reconhecer o rosto de uma pessoa e a partir disso...