Descomplicando a LGPD: técnicas de anonimização

01-06-2022

O dado anônimo é a antítese de um dado pessoal, ou seja, se trata de uma informação que torna muito dificilmente uma pessoa identificável. Entretanto, numa economia baseada em dados pessoais, é preciso em muitos casos tornar esses dados anônimos para realizar determinados tratamentos de dados sem expor os titulares à riscos. Como sabemos, não há processo de anonimização que seja perfeito pois sempre há a possibilidade de que o dado mesmo anonimizado seja capaz de identificar alguém quando associado com outras bases de dados. Isso não significa que a LGPD reconheça todos os dados como pessoais. Conforme a legislação nacional, consider...