ITS Rio - A Internet das Coisas

10-08-2022

Este livro visa esclarecer aspectos básicos sobre o fenômeno da IoT (Internet das coisas), sem a pretensão de esgotar todas as discussões sobre o assunto. Para atender a esse objetivo, trataremos, no primeiro capítulo, dos conceitos de tecnologia e inovação, buscando o correto enquadramento das funcionalidades da IoT nesse contexto. Em seguida, nos debruçaremos sobre a origem e a construção do termo IoT, explicitando ascaracterísticas próprias da web 3.0 em contraposição às fases anteriores da web. No terceiro capítulo, analisaremos o estado da arte da IoTno Brasil no tocante ao seu potencial econômico e social, ao passo que,no capítu...