Trilha:  Proteção de Dados e Marketing

Hoje em dia, uma das principais finalidades do tratamento de dados pessoais é para o desenvolvimento de perfis comportamentais das titulares para marketing. A partir desses perfis, empresas de publicidade conseguem direcionar conteúdos, produtos e serviços para aquelas pessoas mais propensas a consumir determinado produto, cada vez de forma mais personalizada. Diante da coleta e tratamento massivo de dados pessoais na internet, principalmente em redes sociais, as práticas de publicidade não são as mesmas que as de 10 anos atrás. A atividade de marketing passou por grandes transformações a partir de inovações tecnológicas, a maior presença de consumidores no ambiente digital e, principalmente, a possibilidade de analisar rastros digitais para compreender interesses, preferências e comportamentos do público. Com isso, o marketing passa a ser uma atividade não só de promoção da atividade de uma organização, mas também de oferta de conteúdo, produtos e serviços relevantes para um público. Em vista dessas práticas de mercado, as normas estabelecidas pela LGPD ganham sentido concreto quando aplicadas às práticas de marketing. É nesse contexto que iremos explorar as relações entre a proteção de dados e o marketing, já que, no final das contas, eles podem ter um objetivo convergente: criar uma relação de maior confiança e respeito entre organizações e pessoas. Objetivos 1. Compreender o vínculo entre a proteção de dados e as práticas de marketing no contexto atual, inclusive em campanhas de publicidade direcionadas e personalizadas. 2. Conhecer os entendimentos das autoridades que fiscalizam práticas de marketing com base em dados pessoais. 3. Analisar de forma contextual e crítica os modelos de negócios da economia da atenção. 4. Conhecer e saber implementar os parâmetros adequados de informação sobre a coleta de cookies para fins de marketing.

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